Acostume-se e controlar seus pensamentos

Controlando os seus pensamentos você evitará condutas inapropriadas, e atuará de forma mais adaptativa. Você conseguirá melhor saúde física e mental. Definitivamente, ao governar os seus pensamentos estará cultivando sua felicidade. Mas como podemos identificar os pensamentos negativos? Como saber se nos levarão a condutas ou estados de animo indesejáveis? Para ter em mente pensamentos positivos devemos adotar um estilo de vida guiado por princípios e valores universais como: honestidade, responsabilidade, justiça, respeito aos demais, integridade, veracidade. Os que se guiam por esses ideais acabam albergando de forma natural e espontânea, pensamentos positivos e edificantes com seus correspondentes efeitos benéficos.*

O desafio agora é vencer a poderosa influencia de controle que exercem os meios de comunicação. Por exemplo, quantas vezes estamos determinados a dedicar poucos minutos olhando um jornal televisivo e acabamos vendo toda a edição? Ou quando paramos para ver uma só foto no perfil de alguém no facebook, e acabamos revisando todos os álbuns daquela pessoa? Esse efeito controlador do tempo se revela em redes sociais, programas de rádio e televisão, revistas e etc.

Não há nenhum problema em, de maneira conscientemente, dedicar tempo a determinado conteúdo midiático. A questão é se esse conteúdo vai contribuir para que tenhamos pensamentos positivos e nobres ou não. Mesmo sem a tecnologia dos tempos modernos, Paulo sabia dos efeitos negativos de dedicar tempo e atenção ao que não era nobre, por isso aconselhou os tessalonicenses “examinem tudo, fiquem com o que é bom, e evitem todo o tipo de mal”*. Mas você pode pensar; “disso todo mundo sabe”. Saber é fácil, o difícil é praticar os sábios conselhos quando a nossa inclinação é sempre ao mal.

* Mente Positiva, Julián Melgosa.
* 1 Tessalonicenses 5.21,22.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: