Conheça um pouco da “Hacienda Nápoles”

Antiga entrada da Hacienda Nápoles, Antioquia, Colômbia.

Depois de três meses distante do Brasil, do nosso idioma, da nossa cultura, e vivendo uma nova fase da vida como estudante de teologia, estou voltando gradativamente a administrar o blog. Quero compartilhar algumas fotos da Hacienda Nápoles, ponto turístico no estado de Antioquia, Colômbia. Hoje administrada pelo poder público, a fazenda recebe milhares de turistas a cada mês. Mas no passado, o lugar foi refúgio do maior criminoso do país que atuou durante os anos 80 e princípios dos anos 90.

Na época que era administrada por Pablo Escobar, a fazenda era o maior e mais completo zoológico da América Latina. O apreço pela fauna africana fez com que Pablo trouxesse a Colômbia girafas, rinocerontes, hipopótamos, zebras, elefantes. Mas não era apenas o contexto africano que o agradava, então além dos animais silvestres do nosso continente, era comum encontrar camelos e dromedários passeando pelos aparentemente infindáveis hectares del Capo!

Muitos anos se passaram, e o povo colombiano deixou de viver o terrorismo proporcionado por esse personagem indesejado pela nação. Agora a Hacienda Nápoles está aberta ao público, e além de conhecer (através de fotos e áudio-dramas espalhados pelo complexo turístico) esse capítulo negro o qual viveu o povo colombiano, o turista desfruta de uma belíssima paisagem e de animais que permanecem desde aqueles tempos como; zebras, hipopótamos, tigres, onças, pumas, araras, avestruzes, etc.

Outro fato interessante, é que foi criando um parque “Jurássico” na fazenda, com dinossauros gigantes em concreto, com direito a efeitos sonoros dos monstros por toda parte. Além disso, há também um complexo aquático impressionante e que ajuda a amenizar as altas temperaturas no lugar.

Mas impressionante é conhecer a casa (hoje em ruínas) onde viveu “El Patrón del Mal”. Ladeada por um heliporto, e uma coleção de carros de luxo (hoje sucatas) usados a serviço do crime, o lugar conta a história de uma pessoa que se deixou influenciar por personagens como Scarface (Caracortada), interpretado por Al Pacino, O Poderoso Chefão (El Padrino), interpretado por Marlon Brando. Segundo o que se encontra escrito nas legendas das fotos espalhadas pelas paredes da mansão, Pablo Escobar se orgulhava de ter muito além que muitos de seus personagens preferidos da mafia.

Ver as fotos da destruição, dor e sofrimento causado por alguém que se deixou influenciar totalmente pelo mal, me fez refletir sobre as impressões que podem marcar e definir o futuro das crianças e jovens que vivem expostos aos filmes e programas da televisão secular. Deixo esse link de um curto trabalho que fiz sobre a influência da bíblia na vontade humana (em espanhol), e que sirva de reflexão sobre o que realmente devemos buscar como influência sobre nossas vidas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

4 comentários em “Conheça um pouco da “Hacienda Nápoles”

Adicione o seu

  1. Gente ruim existe em todo o mundo. E é verdade que há muitos que admiram os que praticam tais crimes. No entanto, sempre existe os que buscam a paz e o amor moralmente e espiritualmente correto, a esse sim devemos o nosso respeito. Quanto à fazenda, é uma lembrança de um passado que as pessoas desse país não querem viver nunca mais. Obrigado por participar no blog.

  2. Robin hood, a mesma estória que apaixona a esquerda de nuestra grande America Latina, Che Ghevara encanta até hj uma legião de universitários. Aonde já se viu algumas pessoas da Colombia acobertar um vagabundo traficante, é igual no RJ que os moradores do morro escondem os traficantes pois estes “garantem” uma paz e fazem churrascos e promovem baile funk. Esse miserável teve um belo fim.

  3. Olá Marcos, obrigado por comentar no blog. Vivo em Medellín, Colômbia, há alguns anos. Conheço a história e pessoas que viveram de perto essa realidade. Agir com bondade para com algumas pessoas jamais justificaria o mal causado a todo um país. Acredito não ser apropriado generalizar a população colombiana como simpatizante a apoiadora do crime. Provavelmente muitas pessoas apreciavam esse personagem por por motivos que não nos cabe julgar, mas jamais isso foi consenso entre esse povo que há anos busca a paz!

  4. amigo, a sua historia não foi contada direito, pablo escobar era querido na colombia, tanto que a população o escondia das autoridades. Ele se tornou querido por contruir milhares de casas para os pobres e ate um estadio de futebol, ajudava muitos necessitados, e porisso era conhecido como uma especie de robin hood do pais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: