Novos ares, Novo Airão!

Ponte sobre o Rio Negro, que vai ligar Manaus aos municípios de Iranduba, Manacapurú e Novo Airão

No domingo acordei cedo, 4h30 da matina! A família resolveu ir conhecer Novo Airão distante de Manaus 200 km. Com pouco mais de 15 mil habitantes (IBGE 2008) o município é banhado pelo rio Negro, e lá se encontra a Estação Ecológica de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com cerca de 400 ilhas, centenas de lagos, rios e igarapés – todos ricos em espécies de vegetais e animais.

De Manaus até lá o maior impecílio é a travessia da balsa, que dura entre esperar por vaga e navegar pelo menos uma hora. Mas pra quem vai pela primeira vez, tudo é aventura. A estrada que leva até Manacapuru é estreita, e alguns trechos tem buracos, mas se dirigir com cuidado a viagem é tranquila. Depois de rodar quase 80 quilômetros entramos na estrada que leva a Novo Airão.  

Asfalto no quilômetro 22 indo de Novo Airão para Manacapurú.

Apesar de faltar sinalização em alguns trechos, o asfalto é novo e bem nivelado, mas é preciso ter cuidado porque quase toda a estrada é repleta de curvas sinuosas. No dia em que fomos não havia quase movimento durante todo o percurso, tudo muito tranquilo e belas paisagens. O clima estava ótimo, e ao chegar fomos direto à praia.

Ana Caroline observa o momento em que o boto se aproxima do tio.

A curiosidade foi pra ver o famoso e dócil boto cor de rosa. Deus certo, conseguimos ver e tocar. É interessante ver o animal de perto e até poder tocá-lo. Interesseiro, o boto só fica perto de quem tem pedaços de peixes para oferecer! A aparência também não é das mais bonitas, mas todo mundo diz que é “lindo”, fazer o que? Gosto não se discute!

Ao final de tudo voltamos, foi tudo muito legal, sem contar com a fila e o tempo de espera pra subir na balsa. Mas quero destacar que essa viagem vai ser muito melhor quando a ponte sobe o Rio Negro ficar pronta, e falta pouco. Eu que por muitas vezes fiz esse percurso ainda custo a conceber a idéa de ver uma obra tão grande e importante como essa num dos principais cartaões postais da cidade.

Impressionante, últil e tremendamente necessária, a ponte já fomentando um desenvolvimento acelerado pras “bandas de lá”. Confira as fotos, e aproveite pra conhecer mais o lugar onde você vive!

Um comentário em “Novos ares, Novo Airão!

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: