Passeios por Medellin, Plaza Botero

 Fernando Botero é um pintor e escultor colombiano, nascido em 1932, na cidade de Medellin. Suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. Há de se perceber uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano.

Nos anos 50 estudou em Madri, onde acrescentou os mestres espanhóis a seu interesse por arte pré-colombiana, colonial espanhola e pelos temas políticos do muralista mexicano Diego Rivera. Sua primeira mostra foi em 1951, em Bogotá, mas sua formação teve início em 1953, quando ingressou na Academia de San Marco (Florença), para estudar técnicas de afresco e assimilou algo da arte renascentista.

Botero, em intertextualidade com a famosa obra de Jan van Eyck, O Casal Arnolfini, criou sua releitura do quadro, com formas redondas, assim como fez com a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

Confira algumas fotos!

 

A Plaza Botero, no centro da cidade, conta com quase trinta estátuas gigantes do artista. Há muita gente na praça, inclusive fotógrafos profissionais atrapalhando, e tirar uma foto sem gente no foco é meio complicado. O melhor horário é de manhã cedo. Uma dica,  há muito vendedores ambulantes pelo local vendendo souvenir. Nunca pague de primeira o preço que eles pedem. Eu consegui baixar de 30 para 10 mil pesos um sombrero típico da cidade, do tipo que o Uribe costuma usar…acabei trazendo 3 rsrsr.

Sobre Medellin

Medellín, que já foi uma cidade entregue à bandidagem e ao tráfico, hoje é um exemplo do poder de transformação de uma gente que aspira por mudanças. A cidade fica num vale a um pouco mais de 1500 m de altitude e está cercada de montanhas que ultrapassam os 2100 m. Muitas dessas encostas estão tomadas por favelas, mas mesmo lá se veem mudanças e o progresso chegando. Andar de Metrocable proporcionar uma imagem panorâmica espetacular, e tudo isso por menos de 3 reais. Por onde passei em nenhum momento senti perigo. A cidade, e principalmente os pontos turísticos são bem policiadas, e pode andar sem medo!

Fonte Wikipédia, texto em itálico acréscimo meu!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: