Quem foi que disse que o tapinha não dói?

Quem mora ou já morou no Rio de Janeiro, inevitavelmente em algum momento deve ter ouvido o Funk carioca. Esse era o ritmo constante que curtiam os meus colegas da faculdade em Nova Friburgo, e nessa época tinha uma música na moda que dizia “o tapinha não dói”. Meu objetivo não é fazer alusão ao sentido pejorativo da música, mas o tapinha a que quero me referir doeu muito! Contei isso porque foram muitos os “tapinhas” que levei quando teimava e desobedecia os meus pais. Meu pai ainda, um homem bom ainda perguntava: vocês querem dormir de couro quente? As vezes conseguíamos conter a bagunça e os risos altas horas da noite, mas outras vezes não…aí ….imagina.

Na minha época de infância as coisas aconteciam assim, e sabe, tenho saudades desse tempo. Hoje fico estarrecido com o nível de desrespeito de filhos para com os pais. Fico boquiaberto também com a tolerância extrema de alguns pais com os caprichos dos filhos, e isso em todas as faixas de idade. Os “tapinhas” me fizeram aprender lições importantíssimas, e colaboram para a minha formação como cristão e cidadão. Os versos abaixo foram lidos no programa de rádio essa semana, e os tirei do Bíblia Online. Que Deus conduza a educação dos seus filhos, através de você.

O que a Bíblia diz sobre a educação de crianças?

Qual é o valor de prestar atenção à educação das crianças desde muito cedo? A Bíblia diz em Provérbios 22:6 “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.”

Que espera Deus dos pais enquanto eles educam os seus filhos? Os pais devem ser um exemplo piedoso em palavras e ações. A Bíblia diz em Deuteronômio 6:6-7 “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.”

Deus quer que os pais sejam pacientes. A Bíblia diz em Colossenses 3:21 “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.”

Que espera Deus de uma mãe? A Bíblia diz em Provérbios 31:26 “Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua.”

A disciplina é uma expressão do amor da parte dos pais. A Bíblia diz em Provérbios 13:24 “Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.”

A correção firme e afável ajuda as crianças a compreender. A Bíblia diz em Provérbios 29:15 “A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.”

O propósito da disciplina é para ajudar as crianças a atingir maturidade, não para enfurecê-los. A Bíblia diz em Efésios 6:4 “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.”

Muitas vezes, as crianças pagam as conseqüências dos pecados dos pais. A Bíblia diz em Êxodo 34:7 “Que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.”

Como quer Deus que os filhos se comportem? A Bíblia diz em Efésios 6:1 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.”

Um comentário em “Quem foi que disse que o tapinha não dói?

Adicione o seu

  1. Felicitaciones, que buen artículo y consejos sobre educación de los hijos. Ellos son herencia de Jehová, lo más precioso que poseemos. Vale la pena destacar en esta oportunidad, la educación que nuestros padres nos ofrecieron; muchos de ellos sin ningún grado de estudios de colegios ni universidades, nos enseñaron tantos valores, principios,responsabilidad, y dedicaron lo mejor de su tiempo a estar con sus hijos llevándonos por mejores caminos. Hoy día nosotros con toda clase de educación, diplomas variados y con tantos conocimientos, no hemos sabido emplear lo que tenemos en la educación de nuestros tesoros,ni hemos compratido con ellos tiempo de calidad. Es una verguenza; hemos descuidado a la grey que al Padre Eterno le ha placido entregarnos. Ojalá nuestros hijos y los hijos de nuestros hijos si llegaren, pudieran valorar la importancia de la educación temprana que forma hombres y mujeres de bien para esta vida y la venidera.

    Dios bendiga y dé sabiduría a padres y madres que aún tienen sus hijos pequeños, para que les dediquen tiempo, les reprendan cuando haya que reprender y les guien por caminos de santidad; y cuando el Padre Eterno se levante en juicio para pedir cuentas por nuestra grey, sin temor, verguenza, ni vacilación, podamos presentarnos ante Ël y decir: Aquí estoy yo y los hijos que me concediste, son tuyos para gloria de tu nombre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: