Diante do Império das Trevas

neomatrixEm 1999 uma verdadeira revolução de efeitos especiais levou milhões de pessoas em todo o mundo ao cinema. Em THE MATRIX, Neo atinge o status de Escolhido, no sentido messiânico da palavra, ao ressuscitar e conseguir, dentro da própria Matrix, controlar o programa e derrotar os mecanismos antivírus, personalizados por agentes vestidos de terno e óculos escuros. Do ponto de vista do programa, os humanos livres e/ou pensantes são os vírus do planeta Terra.

O filme é notório por suas inovações em efeitos especiais e na ação terem acabado por criar diversos clichês no cinema, como as imagens de projéteis se deslocando dentre ondas em câmera lenta. Mas seu verdadeiro valor é filosófico, ao explorar o tema da realidade confrontada à ilusão do quotidiano. Esse filme lhe leva a refletir sobre uma história contada há muitos anos através da bíblia? Um mundo que foi perfeito, mas se tornou escuro, sombrio, perigoso, em que seres humanos são tratados como objetos. Há também um povo que resiste à tirania e luta pela liberdade. Há esperança e dependência dAquele que possui o poder supremo sobre todas as coisas.

Estes dias ao ler a bíblia fiquei impressionado com o que Paulo diz aos Colossenses, no capítulo 1 e versículo 13. “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” Como no filme Matrix estamos vivendo num mundo cada vez mais escuro. As pessoas se tornam insensíveis e perversas como as máquinas da trilogia. Vemos o cenário em que pessoas destroem pessoas em busca do benefício próprio e inescrupuloso.

O nosso salvador não precisou ser despertado de nenhum habitáculo de cultivo, e nem precisou ser convencido por alguém. Jesus veio ao mundo plenamente consciente de sua missão, e a cumpriu. Ele deixou o céu e veio ao mundo como homem para nos salvar. “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53:4-5. Jesus é o nosso salvador, e é o exemplo a seguir.

Ao ir de encontro às ideologias, filosofias, e comportamento humano natural, vamos correr os riscos de ser tratados como Ele foi. Falar a verdade, ser uma luz na escuridão, valorizar as pessoas, e promover os princípios bíblicos e cristãos é uma missão que exige coragem. Além disso, precisamos mergulhar na palavra de Deus, ter um coração sincero e desejoso de ser como Cristo. Milhares de pessoas assistem “filmes e mais filmes” a cada ano, em que a realidade é transmitida através da película.

É impressionante a capacidade que o cinema tem de mostrar às pessoas o que se passa nas ruas, e nas casas, e ainda assim elas saírem da sessão como se tudo aquilo apresentado fosse apenas um filme de ficção. Precisamos estar atentos para não entrarmos nesse ciclo vicioso, onde perdemos o precioso tempo de vida em função do supérfluo. Há algo realmente importante pra você pensar e investir hoje. Olhe ao seu redor e preste atenção nas pessoas, no que estão fazendo, como estão vivendo, com o que estão se importando. Pense nos planos e objetivos daqueles que no máximo viverão 80 anos. É isso mesmo o que você quer para a sua vida, viver como se estivesse dentro da MATRIX? Ou prefere os “novos céus e nova terra” das quais Isaías 65:17-25 fala?

Entre o exemplos que encontramos no filme, um é bom destacar; ver o mundo com outros olhos, enxergar as coisas como elas são, e não simplesmente aceitar o que nos apresentam como verdade.  Não esqueça que “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” Colossensses 1:13. Você é um ser vivo e pensante, e está livre para ser feliz, aqui e eternamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: