Olhando de cima do monte

Olhande antes de subir
Olhande antes de subir

As perdas fazem parte da nossa vida, assim como os ganhos simultâneos a elas. Sentimos-nos péssimos quando o tempo passa e não conseguimos visualizar as possibilidades que surgem em meio a esse impacto. É essa dificuldade de enxergar o lado bom das coisas que nos faz desistir nos momentos cruciais da vida.  Nossa tendência é lamentar em vez de dar graças a Deus por tudo o que acontece. É verdade que a tristeza faz parte de alguns momentos em nossa vida, mas elas passam. Por isso, independentemente desse sentimento, louve a Deus.

Não é desejo de satanás que sejamos felizes. Assim sendo, imediatamente à perda, se começamos somente a lamentar o que se foi somos tentados a nos fazer de vítimas. Passamos a buscar argumentos que nos convençam de que não somos merecedores de tal coisa. Corremos um grande risco agindo assim. Passamos a comunicar através dos nossos atos, nossas palavras, e nossas vidas, que somos dignos de pena. Essa comunicação não verbal negativa existe, e faz a diferença.

A depressão impede que vislumbremos o melhor que está por vir. Então diante das perdas, simplesmente louve, e em seguida agradeça a Deus por tudo. Isso vai livrá-lo dessa doença que abate diariamente milhões de pessoas em todo o mundo. Leia a carta de Paulo aos Filipenses, e você vai descobrir como reagir mesmo preso na caverna escura desse mundo. Ele tinha tudo pra cultivar a auto-compaixão e mergulhar na depressão, mas não o fez.

Você já imaginou se Cristo sucumbisse a esse pensamento? Mesmo moído pelas nossas transgressões (Isaías 53) Ele seguiu em frente, porque vislumbrou os resultados de todo o Seu sacrifício. Temos mais que exemplos que devem nos motivar a não desistir. Entenda que isso não irá livrá-lo de momentos de tristeza, mas fará que esses momentos durem muito menos em sua vida. Abra os olhos para a certeza de que Deus tem o melhor adiante.

Um dia subindo uma montanha na região serrana do Rio eu, o meu irmão Alex e nosso amigo Sérgio ficamos certos logo no início que não seria uma jornada fácil. Estaríamos indo rumo a mais de 2 mil metros acima do nível do mar. Apesar do cansaço, do frio, e da solidão da montanha, éramos recompensados pelas belezas naturais que nos cercavam. Paisagens, imagens e sensações incríveis. A subida se tornava cada vez mais íngreme, mas, entre paradas pra descansar, histórias engraçadas e fotografias, eu às vezes pensava desistir em função do tremendo esforço que teríamos que fazer.

Mas quando pensava em sugerir que voltássemos pra descansar porque logo a semana se iniciaria com muito trabalho, percebia que eles tinham um motivo a mais que eu pra continuar. As mochilas se tornavam cada vez mais pesadas. O frio cada vez mais intenso nos castigava quando vinha misturado com a serração e a garoa. Quando isso acontecia, a paisagem inspiradora desaparecia.

Olhando depois de chagar lá em cima
Olhando depois de chagar lá em cima

Pra encurtar a história, não nos deixamos intimidar pelas circunstâncias, pelo frio, e nuvens que escureciam o ambiente. Nem o cansaço impediu que chegássemos lá, e pra minha surpresa, naquele dia 15 de maio pela primeira vez na vida eu tive o prazer de comemorar o meu aniversário em cima de uma montanha. Da mochila surgiram um bolo e suco, bolachas, até a vela, e muitas risadas com a surpresa preparada pelo meu irmão e o amigo Sérgio. Foi demais, apensar de todas as dificuldades valeu apena.

Nossa vida é assim, na maioria das vezes só conseguimos enxergar as coisas boas de determinadas situações depois que encaramos as montanhas de dificuldades. Dê glória a Deus por tudo, agradeça, e ore. Falar com o criador proporciona a cada um de nós uma experiência incrível, pode crer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: